segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Amar é...


Vou aproveitar a inspiração e escrever...
Acho que todos nós já tivémos grandes amores. Amores de todos os tipos: pelos professores da escola, colegas de classe, pelo primo mais velho, pelo amigo do prédio, pelo carinha da balada, o irmão da melhor amiga, o vizinho da casa da praia ou o amigo dele, talvez pelos dois.. e chamamos todos estes sentimentos de "amores".
Era um pouco sobre isso que andei me perguntando a semana passada, e este final de semana:
o que de fato é amar?
o que é paixão?
o que é entusiasmo?
o que é ego?
o que é possessividade?

Evidente que sei o significado dessas coisas todas citadas acima. Mas a grande dificuldade é saber diferenciar estes sentimentos, quando se está questionando-os dentro de um relacionamento. Isto é, vivendo na pele!
Mas eu acho que na verdade, a coisa é mais simples do que parece ser, acredito que o amor seja uma mistura saudável de todas estas coisas: paixão, entusiasmo, ego, possessividade... mas o que torna o amor, amor, é saber dosar cada um desses ingredientes, ou dá merda, e vira overdose!
Mas o amor é uma coisa inexplicável mesmo. Não dá pra fazer desse sentimento uma regra. Cada um ama do seu jeito, na sua intensidade.
Mas eu tenho uma teoria, e acho que amor é uma coisa que acontece entre duas pessoas. Não acredito que alguém possa amar por duas pessoas, não acho isso possível! O amor é um sentimento que cresce entre duas pessoas, ele depende de dois lados para se fortalecer, precisa ser alimentado por dois corações que se queiram bem. Para o amor acontecer, ele precisa antes de qualquer coisa, ser permitido!
Ou então, eu acho, que o sentimento é outro. Os sentimentos são mutáveis, e o amor pode virar outras coisas, boas ou ruins.
Acho que está claro neste texto, que estou falando de "amor entre casais".
E geralmente esse é um amor complicado, ou um amor que se complica. Coisa que deveria ser tranquila, suave, verdadeira, acaba virando uma jogatina cheia de tramas, de desafios... de questionamentos imbecís.
Deveríamos todos, ser mais justos e respeitosos com nossos próprios sentimentos.
Já disse algum "sábio milenar" por aí, que: para cada escolha feita, haverá uma renúncia.
Então creio eu, que seja importante lidarmos melhor com nossas escolhas, com nossas renúncias, vontades, desejos... precisamos entender e lidar melhor com o que sentimos.
E como sempre digo, respeito é a base de qualquer relação que se preste!

Nenhum comentário: